É preciso uma aldeia para criar uma criança

A responsabilidade de criar uma criança não é só da mãe.
Isso pode parecer "chocante" para alguns, mas é a verdade.
A responsabilidade de criar uma criança é de todos, todos que estão a sua volta, todos que estão no seu dia-a-dia. É do papai, da mamãe, do vovô, da vovó, das titias e até mesmo dos vizinhos!
As decisões, obviamente, são dos pais, então o que cabe aos outros é respeitar e seguir com o "combinado", pois assim não sai caro.
Não ensine seu netinho a mentir sobre aquele docinho que você deu contra as ordens dos pais, não ensine seu sobrinho a desobedecer os pais e fazer birra quando não conseguir o que quer, não ensine seu priminho a falar palavrão só porque você acha engraçado ver uma criança fazendo isso... Enfim, a lista é longa.
Essas são decisões que podem parecer toscas e bobinhas, sem importância real, mas que fazem MUITA diferença no dia-a-dia da criança e num futuro próximo.
Pense, se fosse seu filho, você gostaria? Mesmo que a sua resposta seja sim, para aquela mãe e aquele pai, a resposta é não e você deve respeitar isso.
E nem pense que porque o bebe ainda não fala, que ele não aprende viu? Tudo o que você fizer, falar, mostrar como exemplo, ele vai guardar, seja conscientemente ou inconscientemente. O cérebro do bebe, foi feito única e exclusivamente para aprender e captar o máximo de coisas possíveis.
É bem complicado criar uma criança, ainda mais nos dias de hoje com tanto perigo e violência, então não dificulte ainda mais um trabalho do qual você querendo ou não, também faz parte.
Estamos combinados?
Uma das outras coisas que também entra nessa questão da frase citada na imagem, é que todos já tivemos contato com a infância de alguma forma. Você já foi criança um dia, você já conviveu com crianças e você ainda terá que conviver. Isso é um fato. Dito isso, tenha consciência e empatia com os pais. Não trate mal e nem despreze crianças, muito menos os pais dessa criança, pois assim como você, pais e filhos também fazem parte de uma sociedade.
Você não é nenhum floquinho de neve especial por ser childfree e não ter sido mãe ou pai, você não sabe os sufocos que aquela família passa no dia-a-dia, então antes de maltratar qualquer ser vivo que seja, pense e reflita (é inacreditável ainda ter que pedir isso em pleno 2018 né?). Lembre-se: é preciso uma aldeia para criar uma criança.


Comentários